No âmbito do projeto Cidadania em Jogo: TU decides!, foi criado um manual pedagógico especialmente pensado para apoiar os professores na utilização do jogo digital em contexto educativo, em especial, na área de Cidadania e Desenvolvimento.
Organizado em quatro capítulos principais, o manual oferece um apoio completo e acessível a todos os docentes que pretendam integrar o jogo nas suas aulas, como ferramenta de promoção da participação ativa, do pensamento crítico e da ação cidadã.
1ª sessão de formação de tutores voluntários: o que é ser tutor?
Os alunos valorizaram a personalização e a dinâmica colaborativa do jogo
Entre os aspetos mais apreciados pelos alunos destacam-se:
Personalização da nave (27,5% das menções)
Trabalho em equipa e colaboração (12,5%)
Aprendizagem sobre Direitos Humanos e Discriminação (16,3%)
Perguntas e desafios (13,8%)
Design e estética (11,3%)
Por outro lado, as principais dificuldades referidas foram problemas técnicos de ligação à internet e a presença de algum texto em excesso.
Os professores validam o potencial educativo do jogo digital
A maioria dos professores também avaliou o jogo de forma muito positiva, salientando a integração entre as tecnologias digitais e os temas de cidadania, a dinâmica ativa proporcionada aos alunos e o design apelativo do jogo. Foram igualmente apontadas sugestões de melhoria, como tornar algumas questões mais dirigidas e otimizar o fluxo de navegação.
Os valiosos contributos recolhidos nesta fase estão a ser integrados no aperfeiçoamento do jogo e no manual pedagógico de suporte. A Fundação Cidade de Lisboa agradece o empenho dos docentes e alunos que participaram nesta fase essencial!
É professor do 3.º ciclo e gostaria de experimentar o jogo com a sua turma? Ainda se pode inscrever-se aqui! Esperamos por si e pelos seus alunos para uma viagem muito especial!