Ficha de Projeto

Sobre Educação Pela Integração

Conheça este projeto em detalhe

Para quê?

Objetivo global:Realizar um estudo para refletir sobre  o sistema educativo português na perspetiva da integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo, com enfoque em três dimensões interdependentes: diversidade linguística e cultural, ensino de português e os impactos da pandemia. 

Objetivos específicos:

i) Aumentar o conhecimento sobre a integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo no sistema educativo português, identificar as suas fragilidades, potencialidades e apresentar recomendações; ii) Caracterizar e analisar boas práticas existentes no sistema educativo português no que concerne à integração  de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo; iii) analisar os impactos da pandemia nos percursos escolares de crianças e jovens imigrantes; iv) compreender as respostas das famílias aos desafios decorrentes do  contexto de pandemia sobre os percursos de aprendizagem dos seus educandos; v) refletir sobre as respostas das escolas aos alunos e famílias imigrantes em contexto de pandemia; vi) Melhorar a política pública de integração de de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo, através da disseminação do Estudo junto de decisores políticos, de atores-chave do sistema de ensino português e da comunidade no geral. 

Para quem?

Beneficiários diretos: Crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo. 

Como?

Atividades Principais:

  • Realizar um estudo para refletir sobre o sistema educativo português na perspetiva da integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo, com enfoque em três dimensões interdependentes: diversidade linguística e cultural, ensino de português e os impactos da pandemia. 
  • Identificar e analisar criticamente boas práticas nacionais e/ou internacionais na perspetiva da integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo, com enfoque na diversidade linguística e cultural e ensino de português,  através da triangulação de dados recolhidos por meio de quatro instrumentos/estratégias de investigação: análise documental, inquéritos por questionário, entrevistas semi-estruturadasfocus grupo  e observação direta de práticas de sala de aula. 
  • Comunicação e disseminação do Estudo. 

O Projeto em Números

Principais resultados esperados

300
Nº de NPT (Pessoas inquiridas no âmbito do estudo, em função do grupo-alvo previsto para o fundo)
100
Nº NPT participam em inquéritos-jovens (18-30)
200
Nº NPT participam em inquéritos-alunos (4º ano- 12ºano)
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