Contexto

A Fundação Cidade de Lisboa (FCL) é uma instituição de direito privado e de utilidade pública, criada a 10 de Janeiro de 1989, reconhecida como ONGD e como entidade formadora certificada pela DGERT.  

Na perspetiva de contribuir para um modelo de desenvolvimento sustentável junto das comunidades onde atua, a Fundação desenvolve várias atividades, destacando-se os seguintes domínios:  

  • Educação para a cidadania global e sustentabilidade;  
  • Apoio socioeducativo e sucesso escolar;   
  • Inclusão e interculturalidade;  
  • Cultura;  
  • Formação certificada.  

A FCL tem experiência consolidada na área da formação, em diversos domínios, das quais se destaca a formação de migrantes ao nível da língua e cultura portuguesa e a capacitação para a cidadania e interculturalidade, dirigida a públicos vulneráveis, agentes educativos e técnicos/as de instituições que apoiam a comunidade.  

A Fundação Cidade de Lisboa encontrase a recrutar FORMADOR/A DE PORTUGUÊS, em regime de prestação de serviços, para integrar a sua bolsa de formadores 

Descrição das funções a exercer

  • Organizar, planear e implementar ações para a aprendizagem da língua – cursos de português e grupos de conversação, em articulação com a equipa da FCL, migrantes e refugiados/as; 
  • Criação de programas de formação e avaliação para cursos de iniciação, cursos nível A1, cursos nível A2, entre outros;  
  • Construção, seleção e adaptação de materiais de formação, com base nos níveis dos formandos/as e objetivos formativos;  
  • Utilizar os instrumentos do dossier técnico pedagógico da FCL para o registo, planeamento e organização das ações de formação desenvolvidas;  
  • Apoiar na programação de um conjunto de atividades e/ou visitas socioculturais, com o objetivo de contribuir para a integração de migrantes e refugiados/as e promover o diálogo intercultural na comunidade de acolhimento;   
  • Planear, implementar e avaliar as atividades realizadas junto do público-alvo do projeto;  
  • Registar a execução das atividades e garantir as evidências das atividades realizadas;  
  • Criar os materiais necessários para a implementação e avaliação das atividades. 

Perfil

  • Formação Académica na área de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda;  
  • Domínio na aplicação de metodologias não formais e participativas em contextos formativos;  
  • Experiência de trabalho com jovens e adultos/as migrantes e refugiados/as;  
  • Domínio da língua portuguesa e da língua inglesa;  
  • Capacidade de promover o diálogo intercultural através de diferentes estratégias, bem como facilitar a comunicação entre diferentes pessoas e grupos;  
  • Carta de condução e viatura própria (preferencial);  
  • Conhecimento e experiência de trabalho na área das Migrações em Portugal (preferencial). 

Outras competências do/a Formador/a de Português  

  • Capacidade de autonomia na realização do trabalho;  
  • Capacidade na gestão e resolução de conflitos;  
  • Competência para identificar carências e potencialidades sociais e grupais;  
  • Adaptação a diferentes contextos e públicos.  
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