Em 2008 iniciou-se o II Ciclo de Conferências, dedicado a perspetivar o desenvolvimento da cidade, com o título “Lisboa 2020 – Uma Metrópole Competitiva”, constituída por um conjunto de 4 sessões com as seguintes temáticas: “Lisboa – Uma Metrópole Central ou Periférica”, “Lisboa – Uma Metrópole Ibérica e Atlântica”, “Lisboa – Uma Metrópole Charneira de Culturas” e “Lisboa – Uma Metrópole Competitiva.

Pretendeu criar-se uma oportunidade de análise crítica e de debate entre vários intervenientes de nomeada, com o propósito de contribuir para o reforço de uma consciência ativa, participante e empenhada na definição da Cidade na década seguinte.

A primeira sessão questionou o tema: “Lisboa – Metrópole Central ou Periférica?”, tendo tido como Moderador o Eng.º Álvaro Pinto Correia, Presidente da Fundação; e como participantes, o Prof. Doutor João Ferrão, Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, o Arq.º Manuel Salgado, Vereador da Câmara Municipal de Lisboa e o Prof. Engenheiro Fernando Nunes da Silva do Instituto Superior Técnico, da Universidade Técnica de Lisboa.”

A segunda conferência deste II Ciclo, “Lisboa – Uma Metrópole Ibérica e Atlântica”, contou com o Embaixador Eugénio Anacoreta Correia como moderador. Como conferencistas, participaram:
Prof.ª Doutora Elisa Ferreira, Deputada ao Parlamento Europeu; Almirante Nuno Vieira Matias (ex-CEMA), Professor convidado da Universidade Católica Portuguesa; Prof. Doutor Jorge Gaspar, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

A terceira conferência, “Lisboa – Uma Metrópole Charneira de Culturas”, contou com o Prof. Doutor Ernâni Rodrigues Lopes, Presidente do Conselho Fiscal da Fundação, como moderador. Os palestrantes foram: Prof. Doutor Adriano Moreira, Presidente da Academia das Ciências; Dr.ª Rosário Farmhouse, Alta-Comissária para a Imigração e Minorias Étnicas; Monsenhor Vítor Feytor Pinto, Pároco do Campo Grande.