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Objetivos Pedagógicos
- Aumentar o conhecimento sobre saúde física e psicológica
- Compreender e prevenir comportamentos de risco
- Identificar comportamentos e escolhas saudáveis
passo a passo
introdução
10m
- Apresentar aos participantes o tema da sessão – Saúde – e questionar que ideias têm sobre este tema – pode registar-se no quadro uma nuvem de ideias
- Mostrar o Guia e explicar que compila respostas para perguntas feitas por jovens de várias idades e que todas as respostas foram elaboradas a partir de uma pesquisa em fontes seguras da área da saúde
- Alertar que todas as perguntas são válidas e que durante a análise das respostas devem adotar uma atitude de respeito – reforçar que é um tema que só pode ser trabalhado com jovens com algma maturidade e que se espera que eles estejam à altura do desafio
desenvolvimento
30m
- Definir o número de perguntas ou tempo limite por tema para que haja uma distribuição equilibrada do tempo pelas várias temáticas (pode optar-se por trabalhar mais questões e definir-se um tema por sessão)
- Apresentar para cada tema o conjunto de questões – os participantes deverão selecionar, anonimamente, a questão que gostavam de ver respondida, colocando o número respetivo dentro de uma caixa;
- Retirar um número, aleatoriamente, ler a pergunta e a resposta – podem envolver-se os participantes na leitura
- Refletir em grupo sobre cada resposta, favorecendo que os alunos interpretem e coloquem as dúvidas que surgem para se procurar respostas em conjunto
- Repetir o procedimento para cada tema
- Durante a exploração das questões, o dinamizador deve apoiar na clarificação de termos ou expressões que os participantes possam desconhecer e adaptar a explicação ao seu grupo/ turma
conclusão
20m
- Refletir em conjuto sobre a atividade: o que mais gostaram de aprender, o que mais os surpreendeu, o que ainda gostavam de aprender mais sobre os temas
- Promover a compreensão de que a saúde física e mental, assim como a sexualidade, são questões inerentes e importantes para vida de qualquer ser humano
- Reforçar a importância de ter dúvidas e colocar questões para sermos pessoas informadas e esclarecidas – alertar para a necessidade de procurar respostas em fontes oficiais/seguras
- Identificar em conjunto comportamentos de risco e comportamentos saúdáveis do ponto de vista físico e mental
- Reconhecer a responsabilidade individual por: partilhar conhecimento informado, procurar apoio ou ajudar outros a encontrar esse apoio e adotar comportamentos saudáveis
passar à ação
Criar folhetos para alertar as famílias sobre hábitos saudáveis de alimentação e atividade física.
Podem identificar-se os alimentos de risco e apresentar os dados de alerta, como quantidades de sal, gordura, açucar ou agentes químicos – esta informação pode ser apresentada num folheto para divulgar na comunidade/família.
Identificar as bebidas preferidas da turma e pesquisar o teor de açucar das mesmas. Podem trazer embalagens vazias para criar um cartaz se sensibilização com a indicação da quantidade de açucar e um saquinho com açucar que represente a quantidade para ajudar a visualizar o problema. Estes cartazes podem ser afixados no bar ou refeitório da escola.
Resumo
A partir de um Guia sobre Saúde, podem descobrir-se respostas a perguntas que muitas vezes preocupam as crianças e jovens.
O Guia assenta em fontes de informação credíveis e permite refletir sobre comportamentos e escolhas com impacto na saúde física e psicológica.
Através da sua exploração vamos aumentar conhecimento sobre saúde, clarificar mitos e identificar organizações de referência para apoio em situações problema.
Critérios de Avaliação
- Refletem sobre saúde física e psicológica
- Identificam e compreendem comportamentos de risco
- Reconhecem comportamentos e escolhas saudáveis