Skip to content
Objetivos Pedagógicos
- Reconhecer os impactos da pandemia nos Direitos Humanos e no Desenvolvimento Sustentável
- Refletir sobre os impactos globais e locais da pandemia
- Identificar soluções e compromissos individuais e coletivos para mitigar os impactos
passo a passo
introdução
10m
- Começar por debater com a turma a importância dos Direitos Humanos e do Desenvolvimento Sustentável através de questões como: “Relacionam-se com a vossa vida? Como?” “Alguém já participou numa campanha?” “Já defendeu alguém do bullying?”;
- Podem tomar-se notas das ideias da turma sobre os Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável;
- Reforçar a ideia de que estes temas são importantes e fazem parte da vida de todos. Todos temos responsabilidade.
desenvolvimento
20m
- Enquadrar que vamos visualizar uma apresentação com imagens e dados sobre estes temas e no final vamos questionar quais os impactos da pandemia nos mesmos;
- Fazer a apresentação dos slides até ao marcador “Impactos” e debater com os alunos sobre os impactos que a pandemia está a causar nos Direitos Humanos e nos ODS, ocasionando retrocessos em certas conquistas;
- Registar as ideias-chave;
- De seguida, questionar quem tem responsabilidade por minimizar os impactos e apresentar slides com alguns projetos que estão a trabalhar para esta mudança;
- Questionar a turma sobre o que poderiam eles fazer na sua escola, bairro, comunidade, país, ou até mesmo a nível internacional para melhorar a situação;
- Registar as ideias-chave.
conclusão
15m
- No final, questionar a turma de que forma poderia mobilizar a comunidade envolvente (pais, bairro, escola, país) para melhorar a situação atual, a partir das ideias já dadas;
- Registar ideias-chave e debatê-las em grupo;
- Mobilizar os alunos para campanhas que possam ser postas em prática através das ideias-chave partilhadas (num contexto individual ou coletivo).
Resumo
Através de uma apresentação multimédia é feita uma reflexão sobre os temas dos Direitos Humanos, Desenvolvimento Sustentável e a Pandemia COVID-19.
A partir da troca de ideias e perspetivas, os participantes são levados a identificar impactos e soluções individuais e coletivas, enquanto cidadãos ativos, com potencial para serem colocadas em prática.
Recursos
- Internet
- Dispositivo (computador, tablet, telemóvel)
- Quadro interativo/ Projetor
- Colunas
- Tabela de Ações: Link
- Apresentação Impactos da Pandemia: Link
Critérios de Avaliação
- Reconhecem os impactos da pandemia no seu dia-a-dia
- Identificam impactos globais da pandemia, e relacionam com os do seu dia-a-dia
- Identificam soluções e compromissos individuais e coletivos
- Comprometem-se a colocar ideias em prática ou a mobilizar a comunidade a fazê-lo
Saber Mais
- Vídeo – Seria loucura parar no meio do caminho: os objetivos globais da ONU: Link
- Dicionário do Desenvolvimento: Link
- Direitos Humanos: Link
- Desenvolvimento Sustentável: Link