Skip to content
Objetivos Pedagógicos
- Compreender o conceito de Desenvolvimento Sustentável;
- Identificar os ODS e a Agenda 2030;
- Identificar problemas a nível local e global;
- Reconhecer a responsabilidade individual sobre a Agenda 2030.
passo a passo
introdução
10m
- Perguntar o que já sabem sobre o tema;
- Apresentar o vídeo “A Maior Lição do Mundo” da UNICEF;
- Analisar os problemas que o vídeo mostrou e relacionar com os ODS;
- Anotar ideias no quadro e questionar se aqueles problemas são apenas de outras partes do mundo ou se também são problemas locais (escola, bairro, cidade, país).
desenvolvimento
20m
- Mostrar fotografias que representam problemas relacionados (afixar ou projetar);
- Os participantes devem observar as fotografias em silêncio durante 1 minuto, depois votar no Problema do Mundo que acham mais grave: colar autocolante ou aproximar-se da imagem;
- Identificar os mais votados e perguntar: “Porque é que é um problema grave?”;
- Anotar as ideias e colocar questões: “Quem é afetado/ prejudicado ou sofre com este problema?”; “E nós, estamos ligados a este problema?”; “Sofremos com ele?”; “Ou contribuímos para?”;
- Registar os pontos-chave. Fazer ligação ao vídeo e aos ODS;
- Voltar a pedir que olhem para as fotografias e votem no Problema que acham mais grave no nosso país/ cidade/ escola;
- Identificar os problemas mais votados. Permitir partilha de ideias e registar as ideias principais no quadro, ajudando a clarificar perspetivas. Fazer a ponte entre os problemas identificados, o Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030;
- Promover a reflexão sobre as perspetivas local e global: como os problemas do desenvolvimento afetam todos os países e pessoas, e como a responsabilidade pela resolução é de todos os países e de todas as pessoas.
conclusão
15m
- Promover a reflexão de como os problemas identificados afetam o mundo agora e comprometem o futuro, colocar questões como: “O que acontece se as crianças não puderem frequentar a escola?”; “O que acontece se não existir água potável?”;
- Relembrar o vídeo e os ODS e a sua relação com a resolução dos problemas;
- Levar à definição de Desenvolvimento Sustentável: aquele que satisfaz as necessidades atuais das pessoas, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer as suas;
- Mobilizar a turma para a ação cidadã: “Como é que vocês, cada um e a vossa turma, pode ajudar a resolver os problemas que identificaram hoje e contribuir, assim, para o cumprimento dos objetivos da agenda 2030?”.
Sugestão para atividade de sensibilização da comunidade: a partir de desenhos, recortes, colagens e palavras, cada criança pode ilustrar um ODS e uma ação para o alcançar. Criar um mural/ exposição na escola dos trabalhos de sensibilização para o Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030.
2º e 3º Ciclo
45min
Atividade testada na edição de 2017
Resumo
Através de um vídeo e imagens, os participantes são levados a pensar e debater ideias sobre os problemas do mundo e possíveis soluções.
A reflexão é orientada para a consciência da responsabilidade individual pelo Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030.
Recursos
- Computador
- Projetor
- Colunas
- Quadro
- Marcadores
- Vídeo: Link
- Ícones dos ODS: Link
- Imagens/ Fotografias: Link
- Dicionário de Desenvolvimento ODS: Link
- Autocolantes ou post-its (2 cores)
Critérios de Avaliação
- Compreendem o conceito de Desenvolvimento Sustentável
- Identificam alguns ODS e a sua relação com a Agenda 2030
- Identificam a dimensão local e global dos problemas
- Identificam problemas a nível local e global, e demonstram preocupação com algum deles
- Reconhecem a responsabilidade individual sobre a Agenda 2030
- Identificam formas de agir em prol dos ODS
- Mobilizam-se para alguma ação em prol dos ODS
Saber Mais
- Conceito chave Desenvolvimento Sustentável: Link
- Recursos Complementares: Link
- Dicionário de Desenvolvimento: Link