Skip to content
Objetivos Pedagógicos
- Refletir sobre Direitos Humanos (D.H.) e Desenvolvimento Sustentável (ODS)
- Explorar os conhecimentos que a turma tem acerca dos ODS e D.H.;
- Reconhecer deveres e responsabilidades na defesa dos ODS e D.H.;
- Desenvolver competências de reflexão e de compromisso;
- Estabelecer um compromisso em prol dos ODS/D.H..
passo a passo
introdução
10m
- Apresentar o plano da sessão: que haverão duas atividades, a visualização de um vídeo, e por fim um desafio prático;
- Pedir que os alunos se organizem numa roda para a primeira atividade (pode ser dentro da sala, ou na rua);
- Explicar a atividade: que é de apresentação, e que é para lançarem a bola uns aos outros, sem a deixar cair. Quando a recebem, têm que dizer o seu nome + “se pudesse mudar uma coisa no mundo, mudaria…” (uma coisa que devia haver mais no mundo)
- Registar num quadro as ideias para “mudar o mundo”.
- Nota de dinamização: não insistir, passar a vez
- Pedir para se sentarem nos lugares quando todos se tiverem apresentado
- Apresentar o vídeo – dizer que é sobre o Desenvolvimento Sustentável (ODS), e perguntar o que sabem e já aprenderam antes de passar o vídeo
desenvolvimento
40m
- Perguntar o que acharam do vídeo, o que os surpreendeu ou não sabiam;
Introduzir a atividade seguinte: Quantos-Queres (20 min)
- Dividir a turma em grupos de 4/5 elementos. Explicar aos grupos as regras do jogo: um elemento do grupo fica com o QQ – recurso disponibilizado em papel – e pergunta ao colega da direita “Quantos queres?”; o colega diz um número, abre e fecha-se o papel com o jogo esse número de vezes, e, de seguida, este escolhe uma das 4 cores para que seja lida a pergunta correspondente;
- Incentivar o colega a responder/ dar a opinião com ajuda dos outros colegas: perguntar se concordam ou se têm uma opinião diferente – Vai estar um dicionário do desenvolvimento na sala e @s alun@s são incentivados a procurarem lá as respostas quando não as souberem;
- Ajudar a compreender e a relacionar com as respostas/ ideias dadas;
- Reforçar que não há respostas totalmente certas ou erradas;
- Repetir o procedimento, rodando o jogo por todos os elementos do grupo;
- Gerir o tempo de reflexão sobre uma questão.
No fim do jogo, perguntar aos grupos: (10 min)
- O que vos surpreendeu mais? O que não sabia, o que me deixou curiosidade, o que me surpreendeu?
- “Acham que estes temas vos afetam?”, “Estão ligados à vossa vida?”, “O Desenvolvimento Sustentável é uma questão para o vosso bairro, cidade, país?” “Vocês têm um papel? (ligar com a parte seguinte)
conclusão
20m
Explicar a atividade final: Compromisso pelos Direitos Humanos
- E agora queremos saber como podemos contribuir para estes objetivos!
- Na escola?
- Em casa?
- Na comunidade?
- Distribuir um post it por aluno, e canetas coloridas
- Informar que cada um tem que refletir e escolher uma ação que se vai comprometer a fazer em prol do Desenvolvimento Sustentável e/ou dos Direitos Humanos (ex.: assinar uma petição)
- Cada aluno escreve o compromisso no post it e escreve o seu nome
- Um a um, vão à frente da turma, leem o seu compromisso “Eu, Joana, comprometo-me a” e colam o post it numa cartolina
- Desafiar os alunos a afixarem a cartolina com os compromissos na sala;
- Desafiar os alunos a escolherem uma pessoa cada um, com a qual se comprometem a jogar o QQ, e que desafiem a escolher uma missão pelos DH’s/ODS;
- Sublinhar que o mais importante é fazer algo pelo Desenvolvimento Sustentável e Direitos Humanos – aconselhar a turma a ir revendo os seus compromissos, e a alterá-los se já não lhes fizerem sentido
2º e 3º ciclo
70 min
2021
Resumo
Através de um jogo de quantos-queres é promovida uma exploração dos conhecimentos dos alunos acerca dos ODS.
A reflexão, através das respostas dos alunos, tem o objetivo de os levar a estabelecer um compromisso em prol dos ODS.
Recursos
- Bola anti-stress (de preferência um globo terrestre);
- Quantos-Queres sem resposta: Link
- Vídeo sobre ODS.: Link
- Dicionário do Desenvolvimento: Link
- Cartolina A2
- Post its
- Canetas coloridas
Critérios de Avaliação
- Refletem sobre os ODS e os D-H.;
- Reconhecem deveres e responsabilidades na defesa dos ODS e D.H.;
- Estabelecem um compromisso em prol dos ODS/D.H.;
- Demonstram sentido de compromisso.
Saber Mais
- Dicionário do Desenvolvimento: Link
Pasta de Atividades e Recursos:
- Direitos Humanos: Link
- Desenvolvimento Sustentável: Link