Skip to content
Objetivos Pedagógicos
- Refletir sobre o impacto das ações humanas no ambiente
- Reconhecer responsabilidade individual na proteção do ambiente
- Identificar ações de defesa do ambiente
passo a passo
introdução
10m
- Introduzir o tema através da visualização do vídeo: “Oceano de Plástico”, da Ocean Action;
- Perguntar aos participantes o que descobriram, o que mais os sensibilizou e/ou preocupou;
- Refletir sobre problemas e soluções relacionados com a poluição dos oceanos.
desenvolvimento
20m
- Dividir a turma em 4 grupos: 2 grupos de “Exploradores do problema”, com a tarefa de identificar ações que contribuem para a destruição do ambiente; e 2 grupos de “Inventores da solução”, que vão identificar ações de proteção do ambiente;
- Cada grupo deve criar um cartaz de sensibilização para o tema. Podem dar-se recursos de apoio aos grupos, como imagens, notícias, frases relacionadas com o tema do seu cartaz;
- Os grupos devem escrever frases de sensibilização para as consequências dos problemas identificados ou de mobilização para as ações de proteção do ambiente, consoante o objetivo do grupo;
- Colocar questões aos grupos para facilitar a criação dos cartazes, como por exemplo: Que problemas representam estas imagens?; O que poderiam dizer aos vossos colegas para os alertar?; Quais são as consequências desse problema? Quem tem responsabilidade de acabar com estes problemas?; ou Que soluções estas imagens apresentam?; Que vantagens tem esta solução?; Quem tem responsabilidade pôr estas ideias em prática?
- Preparar a apresentação do cartaz com os problemas/soluções aos colegas.
conclusão
20m
- Cada grupo apresenta o seu cartaz à turma e podem ser colocadas questões para promover a reflexão sobre o impacto das ações do dia a dia na problemática, e nas ações individuais promotoras de soluções;
- Por fim, refletir sobre as interligações dos problemas entre si, e das possíveis soluções, reforçando a importância do compromisso individual com o ambiente.
Refletir com os alunos sobre o impacto que os cartazes que criaram podem ter na sensibilização da comunidade.
Podem afixar os cartazes na escola, fazer uma exposição num espaço da comunidade, criar folhetos a partir dos cartazes para apresentar estas ideias à família.
Podem planear atividades de exploração da natureza e/ou do espaço envolvente à escola, identificando problemas e ideias para a ação.
1º Ciclo
50 min
Atividade testada na edição de 2017
Resumo
A partir de um vídeo são debatidas ideias sobre o impacto da ação humana no ambiente.
Criam-se cartazes de sensibilização para os problemas ambientais e para soluções de proteção do ambiente, tendo por base a responsabilidade individual.
Recursos
- Vídeo “Oceano de Plástico”: Link
- Canetas/esferográficas
- Folhas A3 ou cartolinas
- Cola batom
- Imagens sobre Problemas: Link
- Imagens sobre Soluções: Link
Critérios de Avaliação
- Identificam problemas que ameaçam o ambiente
- Identificam soluções para a defesa do ambiente
- Reconhecem a responsabilidade individual em prol do ambiente
Saber Mais
- Dicionário do Desenvolvimento: Link
- Educação Ambiental: Link