- Enquadramento aos Direitos Humanos
- Estratégias, atividades e recursos promotores de conhecimentos, atitudes e valores alinhados com os Direitos Humanos
- Mobilização para comportamentos de inclusão, justiça, liberdade, democracia e solidariedade
A formação acreditada para professores “Cidadania e Interculturalidade – pelos direitos de Tod@s” visa dotar os professores de metodologias, conhecimentos e materiais didáticos que apoiem a docência da disciplina de Educação para a Cidadania e Desenvolvimento. A formação abordará assim 5 dos domínios obrigatórios do 1º grupo da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania: Direitos Humanos, Desenvolvimento Sustentável, Saúde, Interculturalidade e Ambiente. As sessões serão compostas de vários exercícios práticos e desafios que fomentam a aprendizagem entre pares, assim como a apresentação do referencial teórico e de vários recursos pedagógicos para a prática docente. As turmas serão abertas em função das solicitações de contacto recebidas através desta página, e tendo em conta as preferências de horário e modalidade dos participantes.
Formação acreditada construída no âmbito do projeto Escola para a Cidadania 2019-2021, cofinanciado pelo EEA Grants Portugal, e em parceria com o Centro de Formação Professor João Soares.
Dotar os professores de conhecimentos, metodologias e materiais didáticos que apoiem a prática docente na sensibilização e mobilização dos alunos para a:
Combinação de diferentes metodologias de formação (expositiva, interrogativa e ativa), privilegiando-se os métodos ativos com vista a potenciar a aprendizagem (debate de ideias, análise e simulação de casos, exercícios de treino, atividades em grupo). A metodologia expositiva será utilizada como complemento para assegurar a introdução de conceitos e elementos de base teórica. Recursos educativos como textos de apoio, guias pegagógicos, plataformas de recursos online, jogos pedagógicos, bibliografia, webgrafia e documentação legal nacional e internacional.
Pré-inscrições abertas em permanência.
Professores do Pré-Escolar ao Secundário
Online e/ou Presencial em Lisboa
Inclui certificado por email e em papel
CCPFC/ACC-107639/20
De acordo com o regulamento para acreditação e creditação de ações de formação contínua, o regime de avaliação
do presente curso prevê:
1 – para que haja avaliação o formando tem que ter 2/3 de assiduidade;
2 – serão partilhados com os formandos no início da ação os critérios e instrumentos de avaliação;
3 – componente de avaliação formativa (i) Exercícios individuais e de grupo; (ii) Avaliação de comportamento; (iii)
Teste/trabalho escrito de avaliação;
4 – componente de avaliação sumativa – através de um trabalho ou teste escrito;
5 – os formandos serão avaliados quantitativamente numa escala de 1 a 10, conforme Despacho n.o 4595/2015, de 6 de maio:
Excelente — de 9 a 10 valores;
Muito Bom — de 8 a 8,9 valores;
Bom — de 6,5 a 7,9 valores;
Regular — de 5 a 6,4 valores;
Insuficiente — de 1 a 4,9 valores.
6 – será ainda aplicada uma avaliação de satisfação a formandos e formadores: questionário de avaliação de reação (no final da ação)
O que dizem os participantes deste curso?
Veja aqui as atividades mais recentes
A Fundação Cidade de Lisboa (FCL) participou na sua primeira mobilidade Erasmus+ deste ano em Cori, Itália, no âmbito do projeto AprendeEU II
A Fundação Cidade de Lisboa (FCL) completou a sua segunda mobilidade Erasmus+ na Polónia.
Três elementos da equipa da Fundação Cidade de Lisboa (FCL) participaram na terceira mobilidade de job shadowing no âmbito do programa Erasmus+.
Durante três dias, os participantes envolveram-se em atividades desenhadas para estimular a expressão pessoal, a criatividade e o diálogo intercultural.
A Fundação Cidade de Lisboa dá continuidade à sua missão de promover a inclusão social na freguesia de Alvalade com o arranque do projeto “Tod@s IN na Comunidade”
Precisa de aprender português, mas não sabe que nível e que curso de português para estrangeiros escolher? Descubra os cursos de língua e cultura portuguesa da Fundação Cidade de Lisboa! As pré-inscrições estão abertas de forma contínua.
De 23 a 27 de junho, a Fundação Cidade de Lisboa acolheu a 3ª edição do Curso de Mediação Intercultural, com 13 participantes de Itália, Espanha e Grécia, de 6 nacionalidades.
Decorreu entre os dias 17 e 21 de março, em Lisboa, a terceira edição do Curso de Mediação e Diálogo Intercultural, reunindo 19 participantes.
De 9 a 13 de dezembro, a Fundação Cidade de Lisboa acolheu a segunda edição do curso de Mediação e Diálogo Intercultural num programa de 5 dias que foi um sucesso.
A Fundação Cidade de Lisboa acolheu um curso marcante de mediação intercultural.
Já se encontra a decorrer o Grupo de Conversação Intercultural da Fundação Cidade de Lisboa (FCL), que se prolongará até ao dia 2 de agosto. Esta última edição acolhe 13 migrantes de quatro nacionalidades distintas.
O Centro de Formação da Fundação Cidade de Lisboa (FCL) está a dinamizar um grupo de conversação para a aprendizagem de português destinado aos trabalhadores da empresa Avincis.
O Curso Intensivo de Iniciação ao Português, uma formação de 25 horas realizada entre os dias 6 e 17 de maio nas instalações da Fundação Cidade de Lisboa, terminou com celebração intercultural.
Já estão a decorrer as inscrições para os cursos ERASMUS+ em “Mediação e Diálogo Intercultural” e “Ensinar Direitos Humanos na Sala de Aula”, que decorrem já em junho e julho na Fundação Cidade de Lisboa.
Já estão a decorrer as pré-inscrições para o próximo Curso Intensivo de Iniciação ao Português (25h) que tem lugar de 6 a 17 de maio nas instalações da Fundação Cidade de Lisboa. Destinado a estrangeiros, migrantes ou refugiados com interesse em aprender a língua portuguesa.
A Fundação Cidade de Lisboa (FCL) foi recentemente acreditada pelo programa Erasmus+ no âmbito do setor de formação de adultos para o período de 2024 a 2027.
É com grande entusiasmo que anunciamos o lançamento do nosso mais recente curso: “Teaching the Future – Climate Action & Sustainability”!
Em parceria com a Motivated Learning for Everyone (MLFE), a Fundação Cidade de Lisboa (FCL) acolheu recentemente um vibrante grupo de oito professores provenientes da Roménia, Croácia, Alemanha e Chipre para mais um curso Erasmus+.