O Curso Intensivo de Iniciação ao Português, uma formação de 25 horas realizada entre os dias 6 e 17 de maio nas instalações da Fundação Cidade de Lisboa, terminou com celebração intercultural. O curso reuniu 12 formandos de várias nacionalidades oriundas de países de todo o mundo, como a Argentina, Austrália, Chile, EUA, Irão, Rússia, Tailândia, Turquia e Ucrânia.

Destinado a estrangeiros, migrantes ou refugiados com interesse em aprender a língua portuguesa, este curso proporcionou aos participantes os conhecimentos básicos necessários para a compreensão e comunicação em Português, contribuindo para melhorar as condições de integração na sociedade e no mercado de trabalho. No final do curso, os formandos adquiriram competências fundamentais no âmbito do léxico e das estruturas gramaticais, permitindo-lhes:

Final do Curso Intensivo de Iniciação ao Português Celebrado com Diversidade Cultural
  • Compreender e usar expressões do quotidiano e frases simples para satisfazer necessidades concretas de comunicação.
  • Apresentar-se a si mesmos e aos outros, fazer perguntas e dar respostas sobre aspetos pessoais, como o local onde vivem, as pessoas que conhecem e as coisas que possuem.
  • Comunicar de forma simples, especialmente se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.

A celebração do final do curso incluiu um lanchinho intercultural, valorizando as diferentes culturas e gastronomias dos participantes e promovendo a união e o respeito mútuo.

Organizado pela Fundação Cidade de Lisboa, entidade formadora certificada pela DGERT (Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho), este é um exemplo da oferta de cursos para a aquisição de competências linguísticas com vista à integração dos participantes na sociedade portuguesa.

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.