4ª sessão de formação de tutores voluntários: aprendizagem e educação não-formal
A 4ª e última sessão de formação de tutores voluntários decorreu em formato online no dia 18 de abril de 2022! Esta sessão foi dedicada às seguintes temáticas: aprendizagem e estratégias de intervenção, educação não-formal e intervenção comunitária, e a promoção do envolvimento parental.
Iniciámos com um exercícios de reflexão sobre o que é a aprendizagem. Como aprendem os meus tutorandos? Aprendemos todos da mesma forma? Qual a forma mais eficaz de motivar os alunos? Partindo das ideias trocadas em grande grupo, falámos sobre a aprendizagem diversa e a relação pedagógica.
Para complementar a temática da intervenção comunitária, tivemos o contributo da tutora Sofia Silva acerca do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, sobre o qual está a desenvolver o seu percurso académico, assim como o testemunho de Nicolas Bayardi, da Fundação Aga Khan, que nos falou do programa “Secundário para Todos”, com o objetivo de prevenir e combater o abandono escolar precoce e o insucesso escolar.
É sempre importante olhar não só para o aluno, mas ter uma visão sistémica da família, da comunidade e das circunstâncias sociais que o rodeiam, de forma também a integrá-las na relação pedagógica e potenciando também as suas forças.
Ao longo da sessão de formação de tutores voluntários são também promovidos momentos de dinâmica de grupo, de modo a que os tutores se possam conhecer melhor e experimentar diferentes exercícios que poderão posteriormente integrar nas suas tutorias. É ainda valorizada a participação e reflexão conjunta: com a ferramenta jamboard (quando a sessão é em formato online), são pensadas em conjunto diversas questões que são integradas ao longo da sessão.