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A formação de tutores voluntários do projeto FOCO na Inclusão tem por objetivo dotar os tutores de ferramentas que lhes permitam realizar as tutorias da melhor forma,  promovendo o desenvolvimento pessoal, social e académico dos alunos.

Após a formação, os tutores estarão capacitados para planear e realizar tutorias individualizadas semanais a alunos em situação de vulnerabilidade, sob a supervisão da equipa técnica do projeto.

São abordados os seguintes temas: Voluntariado, rede, princípios e valores, Desenvolvimento pessoal, social e académico, Tutoria e facilitação pedagógica e Atividades socioculturais e promoção da cidadania. Venha connosco, e fique a saber mais sobre a formação dos tutores FOCO na Inclusão!

1ª sessão de formação de tutores voluntários: o que é ser tutor?

A 1ª sessão de formação decorreu no dia 9 de dezembro de 2021 em formato presencial na Fundação Cidade de Lisboa. Após as dinâmicas de apresentação e de quebra-gelo inicial, foi realizado um exercício para ouvir as principais expectativas e temores dos formandos, que foram depois partilhadas em grupo e serviram de base para uma introdução das diferentes temáticas da formação pela equipa técnica do projeto.

Foi também realizada uma apresentação detalhada das diferentes atividades do projeto FOCO na Inclusão, e em seguida entrámos no tema principal da sessão: o que é ser tutor, como dinamizar uma sessão de tutoria, e quais as ferramentas necessárias para a sua planificação!

 

2ª sessão de formação de tutores voluntários: os instrumentos de suporte das tutorias, e o envolvimento parental.

2ª sessão de formação de tutores voluntários: os instrumentos de suporte das tutorias, e o envolvimento parental.

Esta sessão decorreu no dia 6 de janeiro de 2022 em formato online. Nesta sessão foram abordados dois documentos muito importantes de suporte às tutorias: o plano de sessão e o boletim de envolvimento parental.

plano de sessão é o documento de planificação das tutorias. Nele, os tutores preveem as atividades que vão desenvolver, os objetivos pedagógicos das mesmas, o tempo dedicado a cada uma delas e os recursos necessários.

boletim de envolvimento parental é enviado periodicamente aos encarregados de educação, e nele são descritos quais os principais progressos e atividades realizadas, assim como algumas sugestões de atividades que podem ser desenvolvidas em família. Também no início das tutorias, é enviado aos encarregados de educação um vídeo de apresentação do tutor!

Ao longo da sessão de formação de tutores voluntários são também promovidos momentos de dinâmica de grupo, de modo a que os tutores se possam conhecer melhor e  experimentar diferentes exercícios que poderão posteriormente integrar nas suas tutorias. É ainda valorizada a participação e reflexão conjunta: com a ferramenta jamboard (quando a sessão é em formato online), são pensadas em conjunto diversas questões que são integradas ao longo da sessão.

 

3ª sessão de formação de tutores voluntários: a gestão das emoções

3ª sessão de formação de tutores voluntários: a gestão das emoções

Esta sessão decorreu no dia 2 de abril de 2022 em formato presencial, na Fundação Cidade de Lisboa, e foi dedicada à gestão das emoções e às estratégias a adotar para superar as dificuldades sentidas em contexto de tutoria.

Entre as principais dificuldades sentidas pelos tutores, identificamos a concentração e motivação dos alunos, timidez ou questões relacionadas com a disciplina e o comportamento, ou ainda na gestão do tempo das sessões. Foram trabalhadas em grupo soluções e ideias para lidar com  cada uma destas dificuldades e identificadas estratégias para ultrapassar estas situações.

Face a estas dificuldades, é normal que sejam despertadas emoções nos tutores, nem sempre cómodas. Por isso, abordámos também esta questão, e vimos como os tutores podem melhor identificar e gerir as suas emoções, assim como apoiar os seus alunos no processo de gestão emocional.

Ao longo da sessão de formação de tutores voluntários são também promovidos momentos de dinâmica de grupo, de modo a que os tutores se possam conhecer melhor e  experimentar diferentes exercícios que poderão posteriormente integrar nas suas tutorias. É ainda valorizada a participação e reflexão conjunta: com a ferramenta jamboard (quando a sessão é em formato online), são pensadas em conjunto diversas questões que são integradas ao longo da sessão.

 

4ª sessão de formação de tutores voluntários: aprendizagem e educação não-formal

A 4ª e última sessão de formação de tutores voluntários decorreu em formato online no dia 18 de abril de 2022! Esta sessão foi dedicada às seguintes temáticas: aprendizagem e estratégias de intervenção, educação não-formal e intervenção comunitária, e a promoção do envolvimento parental.

Iniciámos com um exercícios de reflexão sobre o que é a aprendizagem. Como aprendem os meus tutorandos? Aprendemos todos da mesma forma? Qual a forma mais eficaz de motivar os alunos? Partindo das ideias trocadas em grande grupo, falámos sobre a aprendizagem diversa e a relação pedagógica.

Para complementar a temática da intervenção comunitária, tivemos o contributo da tutora Sofia Silva acerca do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, sobre o qual está a desenvolver o seu percurso académico, assim como o testemunho de Nicolas Bayardi, da Fundação Aga Khan, que nos falou do programa “Secundário para Todos”, com o objetivo de prevenir e combater o abandono escolar precoce e o insucesso escolar.

É sempre importante olhar não só para o aluno, mas ter uma visão sistémica da família, da comunidade e das circunstâncias sociais que o rodeiam, de forma também a integrá-las na relação pedagógica e potenciando também as suas forças.

Ao longo da sessão de formação de tutores voluntários são também promovidos momentos de dinâmica de grupo, de modo a que os tutores se possam conhecer melhor e  experimentar diferentes exercícios que poderão posteriormente integrar nas suas tutorias. É ainda valorizada a participação e reflexão conjunta: com a ferramenta jamboard (quando a sessão é em formato online), são pensadas em conjunto diversas questões que são integradas ao longo da sessão.

 

Nesta lógica, o projeto FOCO na Inclusão promove também o envolvimento parental, e nesta formação de voluntários temos uma proposta de atividade muito concreta! No dia 13 de Maio, será realizada a caminhada de Pais e Filhos, no âmbito da celebração do dia da Família, promovido pelo Grupo de Escolaridade da Comissão Social de Freguesia de Santa Clara, no qual a FCL é parceira. Inicia às16h30 no Parque Oeste. Convidamos os tutores a participar neste evento. Durante as próximas tutorias os tutores foram desafiados a desenvolver atividades com os alunos à volta do conceito de família e de contributos para a caminhada.

 

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