Entre os dias 14 e 17 de julho de 2025, a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas Patrício Prazeres participou numa semana intensiva de formação no âmbito do Plano de Recuperação de Aprendizagens para o ano letivo 2024/2025. A iniciativa, promovida em parceria com a Fundação Cidade de Lisboa e o Centro de Formação Prof. João Soares, envolveu mais de 80 participantes entre educadores, professores e assistentes operacionais, em cinco ações de formação de curta duração centradas na cidadania, na comunicação pedagógica e na mediação intercultural.

Capacitação de assistentes operacionais para a gestão da diversidade cultural nas escolas

A semana teve início com o workshop “Mediação Intercultural e Gestão de Conflitos – fora da sala de aula”, realizado no dia 14 de julho, nas escolas EB Rosa Lobato Faria no período da manhã e EB Professor Oliveira Marques, no período da tarde. Com a presença de 25 assistentes operacionais no total das duas turmas, esta ação visou dotar os participantes de estratégias práticas para lidar com a diversidade e prevenir conflitos em espaços escolares. A avaliação média dos participantes foi de 4,8 (EB Rosa Lobato Faria) e 4,5 (EB Professor Oliveira Marques), numa escala de 1 a 5, revelando um forte reconhecimento da relevância do conteúdo e da aplicabilidade das metodologias.

Professores e técnicos exploram estratégias para uma educação mais intercultural e equitativa

Professores e técnicos exploram estratégias para uma educação mais intercultural e equitativa

No dia 15 de julho, decorreu a ACD 1 “Cidadania e Interculturalidade – da teoria à prática”, com 19 professores e técnicos superiores. A formação abordou conceitos-chave da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), estratégias de valorização da diversidade cultural e práticas pedagógicas promotoras do diálogo intercultural. Os participantes atribuíram à sessão uma avaliação média de 4,8, destacando o apoio e o acompanhamento das formadoras.

A ACD 2 “Comunicação e Aprendizagem – gestão de salas diversas”, realizada no dia 16 de julho, reuniu 21 docentes e técnicos superiores. Durante seis horas de formação, foram exploradas ferramentas de comunicação eficaz com alunos migrantes, bem como estratégias de envolvimento que favorecem a inclusão e a equidade em contextos multiculturais. Esta ação registou a avaliação mais elevada da semana, com uma média de 4,9 numa escala de 5 pontos, demonstrando o forte impacto do tema na prática pedagógica dos participantes.

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