Para quê?
Objetivo global:Realizar um estudo para refletir sobre o sistema educativo português na perspetiva da integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo, com enfoque em três dimensões interdependentes: diversidade linguística e cultural, ensino de português e os impactos da pandemia.
Objetivos específicos:
i) Aumentar o conhecimento sobre a integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo no sistema educativo português, identificar as suas fragilidades, potencialidades e apresentar recomendações; ii) Caracterizar e analisar boas práticas existentes no sistema educativo português no que concerne à integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo; iii) analisar os impactos da pandemia nos percursos escolares de crianças e jovens imigrantes; iv) compreender as respostas das famílias aos desafios decorrentes do contexto de pandemia sobre os percursos de aprendizagem dos seus educandos; v) refletir sobre as respostas das escolas aos alunos e famílias imigrantes em contexto de pandemia; vi) Melhorar a política pública de integração de de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo, através da disseminação do Estudo junto de decisores políticos, de atores-chave do sistema de ensino português e da comunidade no geral.
Para quem?
Beneficiários diretos: Crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo.
Como?
Atividades Principais:
- Realizar um estudo para refletir sobre o sistema educativo português na perspetiva da integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo, com enfoque em três dimensões interdependentes: diversidade linguística e cultural, ensino de português e os impactos da pandemia.
- Identificar e analisar criticamente boas práticas nacionais e/ou internacionais na perspetiva da integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo, com enfoque na diversidade linguística e cultural e ensino de português, através da triangulação de dados recolhidos por meio de quatro instrumentos/estratégias de investigação: análise documental, inquéritos por questionário, entrevistas semi-estruturadas, focus grupo e observação direta de práticas de sala de aula.
- Comunicação e disseminação do Estudo.
