Para quê?
Objetivo geral:
Contribuir para a inclusão social e cívica de pessoas migrantes, frequentemente em risco de exclusão social e pobreza, promovendo a integração através da aprendizagem da língua portuguesa, capacitação em diversas áreas e sensibilização para os valores de equidade, justiça social e diálogo intercultural.
Objetivos específicos:
1. Contribuir para aprendizagem da língua portuguesa das pessoas migrantes, de forma ativa e inclusiva.
2. Capacitar as comunidades migrantes e refugiadas para áreas relevantes para a sua integração, como a empregabilidade, o storytelling e comunicação e a cultura.
3. Promover o diálogo intercultural e sensibilizar a sociedade de acolhimento para a diversidade e integração.
Para quem?
Pessoas migrantes, com especial atenção para aqueles em situação de maior vulnerabilidade, com mulheres, refugiados, em risco de exclusão social. O projeto visa apoiar pessoas recém-chegadas, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para a inclusão social e cívica em Portugal.
Como?
Atividades Principais:
1. Aprendizagem da língua para a inclusão social, através de ações de iniciação ao português e grupos de conversação intercultural;
2. Capacitação para a inclusão social, através da realização de mentorias e orientação individualizada para a empregabilidade; ações de formação em storytelling e comunicação e dinamização de atividades/visitas socioculturais.
3. Sensibilização para a inclusão social, através de uma campanha de sensibilização com testemunhos de pessoas migrantes, e dinamização de um evento final de disseminação.
