Promover a coesão social e a integração e valorização cultural no mundo lusófono e na cidade de Lisboa.
Lisboa, cidade de referência cultural e social para a construção de um mundo mais justo e sustentável.
Valorização da integração multicultural. rnrnCompromisso. rnrnTransparência.
A Fundação Cidade de Lisboa surgiu da iniciativa do Engº Nuno Krus Abecasis e do empenhamento cidadão de vinte e três personalidades, que aceitaram o encargo de construir, valorizar e divulgar a Cidade, as suas ligações com Portugal e com outras cidades do mundo, tornando-a, cada dia mais, um grande e aberto centro de convívio e de realização pessoal, aproximando todos os falantes da língua de Camões, não só pela expressão, mas também pelos profundos sentimentos humanitários partilhados e que em todos se manifestam.
“Esta Fundação baseia-se na vossa compreensão e ajuda, no vosso espírito de cidadania, no vosso sentido de que é necessário construir sem demora um mundo melhor, onde os homens sejam mais felizes e onde se não viva no pavor da destruição do Universo. Foi esse vosso sentido de urgência de construir humanidade que nos facultou os meios para nos abalançarmos a tão grandes, tão históricas, tão nacionais e humanitárias responsabilidades. Tudo faremos para lhe dar corpo[…]”
Desde o início, acreditamos que mudar o mundo começa por cuidar da cidade e das suas pessoas.
Três décadas depois, continuamos esse caminho, com o mesmo propósito.
"Com efeito, propõe-se a Fundação dar uma ajuda eficiente na procura, no estudo e no aprofundamento desta realidade cultural única que é Lisboa, moldada em torno da dignidade do homem, como centro e justificação de todo o esforço de promoção do desenvolvimento, da compreensão e da sequente solidariedade entre todos, para que se radique e desenvolva a justiça social, a partilha equilibrada dos bens deste mundo e o espaço conjunto do enriquecimento coletivo e repartido, condições indispensáveis para que a paz se estabeleça na Terra e se possa contemplar o futuro com confiança.”
Veja o documento original do discurso proferido por Nuno Krus Abecasis na apresentação pública da Fundação Cidade de Lisboa
Prof. António Pedro de Nobre Carmona Rodrigues – Presidente
Prof. Eduardo Romano de Arantes e Oliveira
Dr. João Paulo da Silva Corrêa Nunes
Dr. Duarte Estrade Abecasis
Dr. Alberto Luís Laplaine Fernandes Guimarãis
Data do Mandato: 2022 a 2025
Engº Eugénio Anacoreta Correia – Presidente da Mesa
Dr. Duarte Estrade Abecasis
Dr. Nuno Ferreira Castela Abecasis
Dra. Maria Manuela Martins Vieira de Almeida
Dr. Carlos Miguel Gomes Fernandes Fontão de Carvalho
Dr. José Ribeiro e Castro
Prof. Augusto Manuel Nogueira Gomes Correia
Eng.º Joaquim José Capa Horta Correia
Eng.º Miguel Anacoreta Correia
Dr. Alípio Pereira Dias
Dra. Maria Guida de Freitas Faria
Dr. António José de Castro Bagão Félix
Dr. Eduardo Carrega Marçal Grilo
Dr. Alberto Luís Laplaine Fernandes Guimarães
Dra. Maria Isabel Torres Baptista Parreira Jonet
Padre Dr. Vítor José Melícias Lopes
Dr. Guilherme d’Oliveira Martins
Dr. João Paulo da Silva Corrêa Nunes
Prof. Eduardo Romano de Arantes e Oliveira
Prof. António Pedro de Nobre Carmona Rodrigues
Engº Fernando Ferreira Santo
Dr. João Barroso Soares
Dr. António José Chrystêllo Tavares
Dra. Maria Dalila Araújo Teixeira
Dr. José Duarte Assunção Dias – ROC
A Fundação Cidade de Lisboa é uma Instituição de Utilidade Pública, por Declaração publicada no Diário da República, II Série, nº 166, de 21/07/89.
Os seus estatutos foram publicados no Diário da República, III Série, nº 104, de 06/05/89 e posteriores alterações, no Diário da República, II Série, nº 66 de 19/03/97.
As suas actividades foram reconhecidas de superior interesse cultural pelo Ministério da Cultura, estando, assim, ao abrigo da Lei do Mecenato.
É uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento, reconhecida como tal pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento.
É entidade formadora certificada pela DGERT desde junho de 2014 (certificado nº 1161/2014).
Está representada no Conselho de Administração e de Patronos da Fundação Arpad Szénes-Vieira da Silva, no Conselho de Curadores da Fundação Manuel Cargaleiro e é membro fundador da Fundação Portugal - África.
É membro do Centro Português de Fundações, do European Foundation Centre e da Plataforma das ONGDs Portuguesas.
Tem como seu Presidente Honorário, S. Exa. o Presidente da República.
A Fundação Cidade de Lisboa conta atualmente com 7 colaboradores com contrato sem termo, que constituem a equipa permanente responsável por garantir a continuidade das suas atividades. Estes profissionais asseguram as diversas áreas de intervenção da instituição, contribuindo de forma estável e dedicada para o cumprimento da sua missão. Através do seu trabalho diário, promovem a qualidade dos serviços prestados e apoiam o desenvolvimento de projetos culturais, sociais e educativos, reforçando o compromisso da Fundação com a comunidade.